III Encontro Nacional da Associação Nacional de Professores de Física e Química

Setúbal acolheu, na Escola Secundária Sebastião da Gama, este III Encontro da APPFQ, nos dias 5 e 6 de setembro de 2025. O encontro congregou em Setúbal mais de 200 professores, entre professores participantes, formadores, organizadores e oradores, em dois dias de trabalho intenso de partilha de experiências, com o objetivo principal de melhorar o ensino da Física e Química e, com ela, a prestação dos nossos alunos.

O encontro começou com a Missão Estratosférica organizada pelo projeto Balua – IST, tendo sido feito o lançamento de um balão de hélio que subiu até 32000 metros de altitude, medindo várias grandezas no seu trajeto e tendo sido recolhido, depois da sua queda, num campos de milho perto de Alcochete. Os dados recolhidos e as imagens gravadas constituem um acervo de grande utilidade didática e que será partilhada pelos professores. Decerto, esta missão será revisitada em muitas escolas.

Após a sessão de abertura oficial, as comemorações do Ano Internacional das Ciências e Tecnologias Quânticas iniciaram-se com a palestra do professor Yasser Omar, do IST, que também fez a divulgação do programa escolar REQ – Rede de Escolas Quânticas. Após o almoço, ocorreram cinco Saídas de campo: à ETAR de Setúbal, à SECIL, à Navigator, um Percurso Químico pelos Convento da Arrábida e um Percurso Físico pelo Sado a bordo da embarcação “Maravilha do Sado”. Decorreram paralelemente, na totalidade do encontro, dez oficinas sobre temáticas de natureza experimental relevantes para o ensino.

No final do dia, antes do jantar oficial do encontro, o grupo de teatro GETLUT.J, constituído por profissionais de educação da Escola Básica 2,3 Luísa Tody apresentaram a peça de teatro “O Beco da Tabela Periódica”, um momento de rigor científico e de muito boa disposição!

Na manhã do dia 6 de setembro deu-se continuidade aos trabalhos em curso.

No período da tarde, foi apresentada uma mostra de projetos e posteres que os professores desenvolveram nas suas escolas com os seus alunos. Após este momento, foi feita uma sentida homenagem à professora Maria Odete Costa, professora aposentada que começou a sua carreira na Escola Secundária Sebastião da Gama (então Escola Comercial e Industrial de Setúbal).

Finalmente foram apresentados os dados recolhidos pelos diversos sensores que foram a bordo do balão, que se seguiu uma discussão dos mesmos.

O encontro terminou a apresentação dos dados recolhidos na Missão Estratosférica e com a palestra do professor David Marçal sobre “Os embrulhos da Pseudociência”, mais um momento riquíssimo em termos de desmitificar a pseudociência ainda hoje tão divulgada, nomeadamente pelas redes sociais. Deu-se então o encerramento do encontro, tendo os professores sido possível levar para casa uma recordação viva destes dois maravilhosos dias em Setúbal: uma pequena planta autóctone da Arrábida, oferta da Navigator.

Não podemos deixar de agradecer à APPFQ, por ter escolhido a nossa escola para acolher este evento Nacional e pelo trabalho de equipa que fez ao longo do ano com a equipa Organizadora Local, para que este encontro fosse um sucesso; o apoio prestado pela Câmara Municipal de Setúbal, pela Navigator, Secil, Simarsul, Fundação Oriente pelo apoio dados nas Saídas de Campo; pela Lisnave, CASIO, ISIC e Texas Instruments no apoio à Missão Estratosférica; à Areal, DELTA cafés, e a tantas outras empresas de maior ou menor dimensão o apoio em materiais, tendo sido oferecidos os seus produtos regionais para que os professores provenientes de todo o país pudessem degustar, nos diversos intervalos, os produtos típicos da nossa região; à Casio, Texas Instruments, Calcuso, ITIC e PQI os stands que tiveram nos 2 dias dos encontros; à Promethean e à Steelcase pelo empréstimo, respetivamente de dois écrans touch e de mobiliário “diferente” de sala de aula; aos alunos voluntários que ajudaram a pôr de pé este encontro, aos auxiliares de ação educativa, incansáveis na organização dos vários intervalos e na montagem dos locais onde ocorreram os stands, os almoços e jantares, etc.; à empresa Gertal pelas refeições servidas no encontro e aos professores de Física e Química da escola que participaram na organização do encontro pelo seu espírito de missão, o seu esforço incansável para mostrar o melhor da escola e, finalmente, à Direção da Escola Secundária Sebastião da Gama, pelo apoio incondicional para o acolhimento deste evento.

Até para o ano, na primeira sexta-feira e sábado do mês de setembro, numa escola perto (ou nem tanto) de si.