A Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de Aranguez, situada numa zona central da cidade, entrou em funcionamento a 15 de outubro de 1984. Este estabelecimento é constituído por cinco blocos, A, B, C, D e E, todos com rés do chão e primeiro andar, à exceção do bloco B que só tem um piso, e um Pavilhão Gimnodesportivo inaugurado em setembro de 2009.
Esta escola tem conseguido, ao longo do tempo, dar respostas diferenciadas e adequadas às necessidades e às disposições legais em vigor. Atualmente, a sua ação e intervenção assenta no novo paradigma da Educação Inclusiva – visando dar resposta à diversidade de necessidades e potencialidades de todos os alunos – tanto no aumento da sua participação nos processos de aprendizagem, como na vida da comunidade educativa.
Sendo o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama – agrupamento de referência no domínio da visão – a EB 2/3 de Aranguez possui a resposta educativa especializada necessária, bem como equipamentos e materiais específicos que garantem a acessibilidade à informação e ao currículo, bem como a adequação de espaços.
Encontra-se sediado nesta escola o Centro de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação (CRTIC), que faz parte da rede nacional de prescritores de produtos de apoio do Ministério da Educação e que procede à avaliação das necessidades dos alunos, a pedido das escolas, para efeito de atribuição de produtos de apoio de acesso ao currículo.
A escola possui imensos projetos que decorrem ao longo do ano letivo, uns em atividades extralectivas, outros em complemento do currículo das várias disciplinas ou em interdisciplinaridade. Um dos projetos que envolve imensos alunos e professores é o Projeto Escola Azul.
A Escola Azul é um programa educativo do Ministério do Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano em Portugal. Este programa nacional distingue e orienta as escolas portuguesas que trabalham em temas ligados ao mar, criando uma comunidade de Literacia do Oceano que aproxima escolas, setor do mar, municípios, universidades e outras entidades com papel ativo na educação marinha. Assim surgiu o “Aranguez Sabe a Mar”, projeto interdisciplinar, que viu a sua candidatura aprovada a 11 de setembro de 2019.
A Biblioteca Escolar da E.B. 2/3 de Aranguez, em conjunto com as bibliotecas de todo o agrupamento, integra-se na Rede das Bibliotecas Escolares (RBE).
Mantendo-se em linha com o documento orientador da RBE, Referencial Aprender com as Bibliotecas Escolares, a biblioteca da Aranguez oferece serviços diversificados, necessários em contextos de aprendizagem e ao desenvolvimento das diferentes literacias, tais como: sala de leitura e de estudo e de apoio ao trabalho de pesquisa, recursos impressos e eletrónicos e digitais diversificados e implicados na mudança das práticas educativas, no suporte às aprendizagens, no apoio ao currículo, no desenvolvimento da literacia da informação, tecnológica e digital, na formação de leitores críticos e na construção da cidadania e uma equipa de professores atentos e empenhados em apoiar e motivar os alunos nas diferentes atividades em todo o processo educativo.
E.B. 2/3 de Aranguez
R. Mirante, 2910-609 Setúbal
265 541 120