Agentes da Cidadania em prol da nossa cidade

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, as turmas do 9.º ano da Escola Secundária Sebastião da Gama deslocaram-se, dia 18 de março, ao Auditório Municipal – Cinema Charlot, em Setúbal, para participação na Assembleia de Transformadores Sociais, do projeto MyPolis, uma iniciativa do programa ABCidadania Democrática, desenvolvido pela Divisão da Juventude, da Câmara Municipal de Setúbal.

O projeto contempla todas as áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e tem foco no domínio Instituições e participação democrática, ainda que os alunos acabem por abordar a maioria dos domínios contemplados na ENEC (Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania).

Nas aulas, os alunos discutiram, de forma livre e aberta, temas, problemas e questões sobre vários assuntos e os mais votados democraticamente, foram apresentados por porta vozes das turmas na Assembleia a elementos do Executivo municipal, juntamente com propostas de soluções que envolvem a comunidade educativa e o município. Houve ainda espaço para colocar aos vereadores Rita Carvalho e Pedro Pina, em nome das turmas que representavam, questões que os preocupam sobre temáticas como o Bem-estar Animal, Direitos Humanos, Voluntariado, Risco, Literacia Financeira e Educação para o Consumo, Igualdade de Género, Saúde, Educação Ambiental, entre outros.